O pagamento da taxa condominial em dia é muito importante para a saúde financeira do condomínio. A arrecadação mensal é utilizada para pagar os funcionários, as contas de água, energia, gás, telefonia, contratos de manutenção e demais despesas necessárias ao funcionamento do condomínio.
Quando todos os condôminos pagam suas taxas em dia, o condomínio tem condições de quitar essas contas mensais dentro dos respectivos prazos de vencimento, garantindo o fornecimento de todos os serviços aos condôminos e mantendo valorizado o patrimônio comum.
Se muitos deixam de pagar, oneram ainda mais aqueles que mantém suas contas em dia, prejudicando o condomínio e os demais condôminos.
Vale destacar que o pagamento da taxa condominial é uma obrigação de todos os condôminos, prevista no Novo Código Civil, Artigo 1.336: “São deveres do condômino: contribuir para as despesas do condomínio na proporção das suas frações ideais”.
O Artigo 1.348 complementa: “Compete ao síndico cobrar dos condôminos as suas contribuições, bem como impor e cobrar as multas devidas”.
O Novo Código de Processo Civil tornou a cobrança de condomínios um título executivo extrajudicial, garantindo, dessa forma, maior agilidade na cobrança dos inadimplentes.
Pague seu boleto até a data de vencimento. Colabore para que seu condomínio possa oferecer os serviços essenciais aos condôminos e realizar todas as manutenções necessárias à segurança do empreendimento.