O condomínio é o lar de diversas pessoas que o escolheram para morar e, nesse ambiente, o sentimento de coletividade é fundamental. Abrir mão do individual em prol do coletivo garante uma convivência harmoniosa entre os vizinhos, proporciona maior segurança ao condomínio e facilita a gestão das atividades do dia a dia.
O ponto de partida é a conscientização de moradores e funcionários. Quando todos conhecem seus direitos e deveres e cumprem as normas e os procedimentos, a vida em condomínio torna-se mais feliz.
Os espaços comuns são compartilhados por todos os condôminos, portanto, é responsabilidade de todo morador cuidar para que eles estejam sempre limpos e conservados.
As áreas de lazer devem ser utilizadas conforme suas finalidades e de acordo com o regulamento interno. Cabe ao síndico reforçar as normas e divulgar os procedimentos internos. Cabe a todo morador ter em mente que além dele, outras pessoas também vão utilizar os mesmos espaços. Respeito é essencial.
Coloque-se no lugar do outro. Procure ser compreensível. Se estiver desconfortável com alguma situação, procure conversar com a outra parte, uma solução amigável é sempre a melhor alternativa. Se necessário, peça ajuda ao síndico. Cultive amizades. Pratique o bom senso. Pense no coletivo.
A união de todos pode tornar o condomínio mais seguro, os ambientes mais bonitos e o patrimônio mais valorizado.