O condomínio é o lar de diversas pessoas que o escolheram para morar e, nesse ambiente, o sentimento de coletividade é fundamental. Abrir mão do individual em prol do coletivo garante uma convivência harmoniosa, proporciona maior segurança e facilita o dia a dia.
Procure conhecer seus direitos e deveres. Leia o Regulamento interno, quando todos respeitam as normas e os procedimentos, a vida em condomínio torna-se mais feliz.
Obras e reformas precisam de aprovação. A fachada não pode ser modificada. Existem procedimentos para os animais de estimação. As áreas de lazer devem ser utilizadas conforme suas finalidades e de acordo com o regulamento interno. Enfim, são diversas as normas que regem o condomínio e elas são muito importantes para o bom funcionamento do local.
As regras aprovadas em assembleia valem para todos, mesmo que você não concorde com algo, deve respeitar pois foram aprovadas pela maioria.
Vale destacar que os apartamentos geralmente são divididos por paredes finas, que não bloqueiam ruídos. Por isso, é importante evitar o barulho excessivo e respeitar o silêncio após às 22 horas. Os vizinhos agradecem!
Coloque-se no lugar do outro. Se estiver desconfortável com alguma situação, procure conversar com a outra parte, uma solução amigável é sempre a melhor alternativa. Pratique o bom senso. Pense no coletivo.
A união de todos pode tornar o condomínio mais seguro, os ambientes mais bonitos e o patrimônio mais valorizado.