Devido à pandemia do coronavírus, as famílias estão passando mais tempo em casa e o uso da área de lazer dos condomínios está limitado. É tempo de todos praticarem a compreensão, a tolerância e o bom senso para que a convivência entre vizinhos seja saudável e harmoniosa.
Com muitas pessoas em casa, é normal que os ruídos aumentem. Barulhos normais da vida em família, como crianças correndo, cachorros latindo, secador de cabelo, liquidificador ou objetos que eventualmente caem no chão devem ser tolerados pois fazem parte da nova rotina familiar. Barulhos provocados em excesso podem incomodar especialmente bebês, idosos e pessoas que estão trabalhando em home office. É preciso atenção!
Conversas em tom elevado devem ser evitadas na varanda, especialmente a noite.
As obras devem ser paralisadas nesse momento, com exceção das emergenciais. Ruídos de furadeiras, martelos e outras ferramentas incomodam muito e as reformas não precisam ocorrer nesse momento, quando todos estão em suas casas, para proteção dos condôminos e dos prestadores de serviços.
É importante que todos pratiquem exercício físico. Em casa é preciso atenção para que a atividade não incomode muito os demais moradores e é preciso tolerância com eventual ruído pois o vizinho não pode sair para se exercitar em outro local.
Todos devem ter em mente que estamos vivendo uma situação atípica, que pode gerar nervosismo e ansiedade, mas é preciso lembrar que os vizinhos estão passando pela mesma situação. Devemos cuidar da mente, compreender as atitudes dos outros e nos esforçarmos para vivermos melhor. Eventuais conflitos devem ser resolvidos diretamente entre os vizinhos, na conversa. Se não resolver, o síndico ou com a administradora podem ajudar!