Autorresponsabilidade é a capacidade de atribuir para si a responsabilidade sobre aquilo que acontece em sua vida, seja positivo ou negativo. É uma habilidade que pode ser desenvolvida com treino e dedicação. Você não pode controlar as outras pessoas ou o ambiente, mas você pode controlar as suas ações. Ao invés de perder tempo procurando os culpados por uma determinada situação, procure focar na busca por soluções. Planeje sua vida, tenha metas e objetivos. Reconheça quando estiver errado e ajuste seu comportamento, isso demonstra força de caráter.
A autorresponsabilidade se aplica à vida e também à vivência em condomínios. Você é o responsável por suas ações e deve reconhecer seus direitos e deveres no condomínio, além de respeitar a legislação e as normas internas. Este é o primeiro passo para a boa convivência em coletividade.
Usufrua seus direitos da forma correta e busque aprimorar suas atitudes: utilize a sua unidade e as áreas comuns sem infringir o regulamento interno, a convenção do condomínio e a legislação vigente; vote e participe das deliberações das assembleias se estiver quite com as despesas condominiais.
Atente-se aos seus deveres: contribua em dia para as despesas do condomínio; respeite as normas; não realize obras que comprometam a segurança da edificação ou alterem sua fachada; não utilize sua unidade de maneira prejudicial ao sossego, salubridade e segurança dos vizinhos.
Em vez de reclamar, dê sugestões. Busque soluções, não culpados. Julgue suas atitudes, não as outras pessoas. Aprenda com seus erros em vez de justificá-los. Pratique a autorresponsabilidade, traga para si o controle da sua vida. Você pode mudar os resultados através das suas ações.