Os ônibus da empresa Verde Vale de Blumenau, no Vale do Itajaí, voltaram a circular normalmente por volta das 14h desta segunda-feira (23). Pela manhã, os cerca de 650 funcionários, entre motoristas e cobradores, decidiram paralisar atividades porque a segunda parte do salário do mês de não havia sido depositada na sexta (20).
“Efetuamos os pagamentos e os ônibus foram liberados”, afirmou o gerente administrativo da Verede Vale, Luís Antônio da Silva. “Agora está tudo certo. Houve dez casos em que a empresa pagou diretamento aos funcionários”, afirmou Ari Germer, presidente Sindicato dos Trabalhadores do Transporte Coletivo (Sinditranscol).
Pela manhã, cerca de 60 trabalhadores se concentraram em frente à empresa, no bairro Itoupava Central, aguardando um posicionamento dos dirigentes da organização.
Com uma faixa com a inscrição “Chega de atraso de salários. Mais respeito pelo trabalhador”, os grevistas protestavam na porta da empresa, que responde por 13% do transporte coletivo do município.
De acordo com o presidente do Sinditranscol, pelo menos 20 mil pessoas dependem da Verde Vale em Blumenau para o deslocamento diário.